quinta-feira, 20 de maio de 2010

FESTA DO SENHOR DE MATOSINHOS - MATOSINHOS


/
*
Quarta-feira, dezanove de Maio de 2010. Elas estão aí, divertidas e para divertir, folgazonas para nos regozijar, prazenteiras para nos desafiar, já há uma semana e até ao dia 6 de Junho. Ninguém vai ter descanso nem de dia nem de noite, que, vão ser longas de diversão a regalar estas noites quentes que se aproximam; são elas, que, deixam os homens extasiados e as mulheres possessas, são elas as conceituadas e maravilhosas festas a Nosso Senhor de Matosinhos, na cidade de Matosinhos do Distrito do Porto, em Portugal.E as barraquinhas de comes e bebes já estão a funcionar, com o belo presuntinho ali a ser fatiado, acompanhado com uma deliciosa boroa de lavrador e um copo, às vezes de sumo, gasosa ou água, que, nem todos podem beber vinho ou cerveja. E as belas farturas já estão a sair quentinhas, assim como os deliciosos churros, com ou sem recheio. E as sardinhas assadas na brasa…, ui…, de fazer crescer água na boca e, aí sim, têm que ser acompanhadas com um bom tinto, maduro ou verde que, branco também cairá que nem mel: O nosso Verde está lá também, que delícia, único no mundo, sem igual, sem comparações possível; é um vinho que não tem par – de Melgaço, de Monção, o Alvarinho ou, de Ponte da Barca e dos Arcos de Valdevez, assim como, de toda a Província do Minho. Também o de Felgueiras, de Amarante, de Baião, aliás, conforme a cantiga do Paulo Alexandre, que, nomeia todas aquelas terras na sua cantiga “Verde Vinho” de Portugal. Vinho Verde, do Minho, de Portugal, - o néctar sem igual. Há, mas não posso esquecer o tão deliciosíssimo pão com chouriço, cozido em forno de lenha ali à frente dos nossos olhos; nós ali na fila tão ansiosamente à espera do nosso quinhão e a ver o forno ao rubro de tão esquentado pela carqueja, urgueira, urze-vermelha e outros arbustos aromáticos e, o ágil padeiro vai com a sua pá de cabo enorme, de madeira, introdu-la manobrando-a por aquela enorme boca de dragão adentro, qual drago pré-histórico que nos assusta só em pensar se existiu, que, este forno de paredes de tijolo, de grés, dá-nos uma delícia de Pão com Chouriço, com o seu aroma admirável, - que maravilha irresistivelmente sedutor; - que essência sai daquele Pão com que Deus, a Terra e a terra nos presenteou: Que fenómeno, um Milagre.A Vida é Bela, digamos todos nós com tudo isto que Deus nos facultou, que o Homem sabe aproveitar, mas que, tanto e de que maneira também destrói. A Vida é Bela, que, eu vos partilhei, redigindo esta página ao som da fantástica música de André Rieu, - que, Deus lhe deu erudição e nós lhe tiramos proveito, - do extraordinário concerto La Vie est Belle.Já, a música ambiente na nossa festa do Senhor de Matosinhos é variada; de diversão, típica, regional – canções, cançonetas, cantigas, modinhas - de grupos, bandas, ranchos, ou marcial.

/
/
*
DIA DO SENHOR DE MATOSINHOS
*
25 de Maio - O DIA MAIOR DA FESTA

Correrio para a visita à Igreja e para assistir à missa de festa

...à visita, segue-se a missa... aspecto dos arranjos florais

Os arranjos de flores dos magníficos Altares desta excelsa Igreja, são o que há de mais harmonioso e belo de se ver, nestes dias da festa de Nosso Senhor de Matosinhos, uma das principais razões da vinda de enorme quantidade de forasteiros. Durante aqueles dias de visita é permanente a fila, com muitas centenas de pessoas por hora e alguns milhares por dia, que, com entrada cadenciada, dão a volta por toda a Igreja, com a entrada por uma e saída por outra porta, para evitar atropelos. Os Altares são minuciosamente olhados, com o respeito que o lugar merece, cada pessoa faz a sua prece, a todos os Santos, que, todos são Adorados.

...aspecto do Altar principal com o magnífico arranjo floral

*
Terminadas as cerimónias religiosas os visitantes partem à descoberta do que há exposto pelas barracas de venda, de todo o tipo de artesanato, louças, móveis, brinquedos, doçaria. Não faltam as tendas de venda de música, variada, onde a música brasileira, em cassetes dvd ou cd é a mais procurada.








O Galo, representativo de Portugal


O manjerico, planta de forte aroma que não lhe posso transmitir, (grande perda pelo defeito do digital) está em todas as festas e romarias populares.


E, lá vai a neta e a avó na rodinha


Stande privado de artesanato do Brasil

Arte . estátua de barro - homem de barro

O Mundo está pesado, mas que pesado


Marionetes, a delícia de pequenos e dos adultos


Antigamente era assim e... agora também. E, lá está a minha doce neta


Brasão da Confraria de Nosso Senhor de Matosinhos



Em qualquer festa, em qualquer romaria, em qualquer feira, tem que estar sempre presente a azulejaria de Portugal
/
*
Porque nunca fizeram mal a qualquer e para descansar um pouco...,
*
... agora vamos comer umas saborosas e fresquinhas, mas, bem quentinhas sardinhas assadas na brasa, com pimentos assados, cebola, tomate e alface...

Convido os apreciadores... bom apetite... mas, cuidado com as espinhas...











...e, agora para "desmoer", para ajudar a digestão, vamos caminhar e ver...

UM POUQUINHO DA NOITE







*

*
Últimos dias
Estamos nos últimos dias de festa, mas, as tendas de vendas dos vários artigos continuam abertas, qual feira que, esta festa do Senhor de Matosinhos é um verdadeiro arraial, no sentido positivo da palavra.
Desde a doçaria regional de artesanato de Torre de Moncorvo; passando pelas muitas dezenas – ou várias centenas - de stands de artesanato do mais variado e com representação de todo o norte e de algumas regiões do centro, sul e ilhas e, até do Brasil.
Tendas com brinquedos, música onde não falta a tão alegre Brasileira (e eu já gastei uns Euros, que, a minha meia lua não perdoa; “…é na sola da bota, é na palma da mão…”) e, os mais recentes êxitos mundiais; venda de louças de todo o género e, tantas, tantas tantas, novidades - que, às tantas ficamos baralhados - com tanta oferta.
Escutei a Tuna Musical Feminina (que beleza… e que femininas com tanta lindeza) da Cidade de Matosinhos, composta por alunas Universitárias da cidade, que, cantaram – com sua esplêndida voz - e tocaram com seus instrumentos – a viola, a viola braguesa, o bandolim, o cavaquinho, a pandeireta, o bombo e o contra – baixo. Os temas que me deliciaram e que tão bem cantaram e tocaram; O Galo, Marchas de Lisboa, Dar de beber à Dor, O Malhão, Cidade de Matosinhos. É um grupo fantástico, que já actuou em cidades como Matosinhos, Gaia, Maia, Vila do Conde, apesar de ter somente um ano de vida, mas que, está aí para continuar e durar e, que se recomenda, tal é o seu grau superior de musicalidade que nos transmite. HORIZONTUNA – Tuna Feminina da Cidade de Matosinhos – horizontuna@sapo.pt

*
Até ao próximo ano, no qual, espero nos encontremos, nestas maravilhosas Festas de Nosso Senhor de Matosinhos

*
majosilveiro

/
Convido os meus leitores a visitar a

IGREJA DE NOSSO SENHOR DE MATOSINHOS

CONCELHO DE MATOSINHOS

PORTUGAL








































majosilveiro




8 comentários:

  1. Maravilhoso.

    Só fui uma vez ao Snr de Matosinhos, quando andava no serviço militar... há n anos...

    Fazes bem e tens necessidade de passar o tempo, o meu tempo é difrente.

    Um abraço

    Jaime

    ResponderEliminar
  2. Parece ser uma
    Excelente festa

    Não conheço, quem sabe um dia.
    Obrigado

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  3. Jaime SAntos; Quarenta anos é o tempo; não é bem, mas é quase. Trinta e seis, exactamente, desde que terminou o teu serviço militar. Se não tiveste tempo em 36, de vires ao Senhor de Matosinhos, não vais ter mais até morreres.
    Felizmente, o meu tempo também é diferente e, dentro de dias vais verificar que tenho tempo, felizmente, para fazer o que tu gostavas e não fazes. Abraço

    ResponderEliminar
  4. Jacaré, É fácil vir ao Senhor de Matosinhos. Experimente, avise, terá cá um guia. Obrigado pela visita e comentário. Abraço

    ResponderEliminar
  5. majosilveiro, é de louvar toda a sua dedicação e empenho para que possamos entender o que é esta grande festa da sua cidade. É sem duvida uma belissima festa, pois este ano foi a 1ª vez que visitei esta lindissima festa, ha tanta variedade de aspectos culturais para conhecer-mos que alguns deles so se ouve falar de vez em quando. Felizmente vai havendo estas festas para dar a conhecer o que e de bom em Portugal. Uma vez que falamos em festas, convido-o então a visitar a festa da Senhora das Dores na minha cidade TROFA a realizar na primeira quinzena de Agosto, com destaque para a sua imponente procisão com os mais alto andores da região, para alem de toda a animação existente, também o fogo de artificio atrai uma multidão a Trofa para o seu encerramento. Fica aqui a dica e agradeço~lh o fantastico comentario das minhas fotos no Panoramio. Um grande abraço da TROFA.

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado pela sua apreciação sobre as grandiosas festas do Senhor de Matosinhos e, pelas palavras de simpatia. Vou tentar estar presente nas festas da Senhora das Dores, que, não conheço, apesar de a Trofa ser tão perto do local onde moro- Senhora da Hora. Agradecido pelo convite.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,Silveiro!!!
    Excelente a postagem, realmente a festa deve ter siso um sucesso, pois Pelas BELAS fotos, que de excelente qualidade, demonstra bem a diversidade das atividades.
    O interior da Igreja, belíssima!!

    Meus parabéns, bela demonstação e, excelente seu blog...

    UM ÓTIMO DIA PRA TI

    MARCIO RJ

    ResponderEliminar
  8. **Brasil Desnudo**, muito obrigado pelo seu simpático comentário. De facto, na diversidade das actividades também lá esteve presente o artesanato do Brasil - que encontra foto - e a música belíssima. Abraço e, convido-o a ver o blogue da minha terra Canidelogaiaminhaterraquerida.

    ResponderEliminar