segunda-feira, 17 de maio de 2010

FESTA DE NOSSA SENHORA DA HORA NA VILA DA SENHORA DA HORA DO CONCELHO DE MATOSINHOS











  • CAPELA DE NOSSA SENHORA DA HORA




    Local onde se realizam as cerimónias religiosas da festa a Nossa Senhora da Hora






    /


    Realiza-se anualmente no mês de Maio a festa dedicada a Nossa Senhora da Hora. Desta feita na cidade da Senhora da Hora do Concelho de Matosinhos. Este ano de 8 a 16, sendo que, o dia grande da mesma foi a 13 e, os restos, assim como o desmanchar, foi a 17.
    Estive em vantagem para a realização desta folha para este blogue, uma vez que, não tive que me deslocar a campo alheio nem fazer viagens; “o jogo” foi em casa.
    É de tradição muito antiga a realização desta festa: A construção da Capela a Nossa Senhora da Hora data de 1514 e foi precisamente no local denominado à altura por Mãe de água, possivelmente, já festa religiosa se realizaria. A Fonte das Sete Bicas foi construída em 1893, no referido local Mãe de água, devido ao grande manancial daquele líquido. Logo foi grande a fama daquelas águas, que, de anormais não tinham nada, mas às quais o povo tinha fé e passou a chamar-lhe de águas milagrosas. Foi, de todas, a festa mais conceituada e mais conhecida, tanto em Portugal como mesmo no estrangeiro, vindo, em épocas transactas, romeiros de todos os lados.
    Já a capela de Nossa Senhora da Penha é do século XVI. Todos estes monumentos estão reunidos e têm ligação pelo bonito Parque da Sete Bicas.































    PARQUE DAS SETE BICAS


    Local onde se realiza a romaria




















    FONTE DAS 7 BICAS - A FONTE DOS MILAGRES


    Vou passar o micro a um romeiro a estas festas, que, anda felicíssimo mas que tem algo a dizer: - O senhor, quer então dizer aos restantes romeiros o que ainda agora estava aí a declamar?



    Sim, eu vou repetir;


    Um (des) Crente das águas da Fonte das 7 Bicas



    Minha Nossa Senhora da Hora,
    Eu Vos Venero a toda a hora,
    Com promessas e Orações
    E Vos rezo e sonho com ilusões.

    Já fui à fonte das Sete Bicas,
    Todo o caminho a rezar,
    P´ra que me viesses a dar,
    Uma noiva para casar.

    Me deste água da tua fonte,
    Com a promessa de arranjar,
    Uma noiva para casar,
    Mas, já estou farto de encharcar,
    E não vejo nova noiva a chegar,
    Só rãs no estômago a criar;
    Até já as sinto a boiar,
    E as ouço no estômago a coaxar.

    /

    /

    E o senhor leitor, conseguiu ouvir...não? ... bem, mas leu?







    /







    CAPELA DE NOSSA SENHORA DA PENHA

















    A talha do Altar da Capela de Nossa Senhora da Penha é de estilo Barroco Sanjoanino. Foi recuperada (cerca de 1995) pelos alunos da escola profissional de arte sacra, orientados pelo mestre de talha António Pinto de Gondomar, que, conheci na altura, no local e com quem fiz amizade que perdura. Várias manhãs assisti aos trabalhos - de paciência - daqueles já profissionais. Este altar, assim como a capela, estava em estado de absoluto abandono e numa apresentação deplorável. Foi assim que ficou após o restauro:













    /

    IGREJA DE NOSSA SENHORA DA HORA - PAROQUIAL


    OU IGREJA NOVA







    A construçao desta igreja teve início no ano de 1953 e por fases; teve o seu término em 1958 e depois a cripta, sendo a primeira missa de inauguração, em 1963. Lamentavelmente esta primeira missa foi a de sétimo dia da grande benemérita da mesma.


    /




    FAÇO HOMENAGEM AO SENHOR PADRE NEVES QUE SERVIU ESTA PAROQUIA DURANTE CERCA DE QUARENTA ANOS E QUE FEZ O FAVOR DE SER MEU AMIGO DURANTE CERCA DE TRINTA. Que descanse na Paz do Senhor.



    /



    /



    FIZERAM AQUI A CATEQUEZE OS MEUS DOIS FILHOS, ASSIM COMO A COMUNHÃO SOLENE.



    /







    Avenida da Senhora da Hora
    A caminho da romaria e da fonte das 7 bicas









    .....Vai um docinhuu teixeira ou um bolinhuu de amôree ... sinhôree... nãonhe? E entãonhe uma fogacinha da Vila da Feira Sinhore... ande lá,...dê-me sorte que ainda não me estrieie hojee.......também nãonhe... oh,...carago... ande láá......


    (é a pronúncia do Norte em evidência E NÃO É UMA CRÍTICA É UM ELOGIO - É A CULTURA DE UM POVO - BIMILENAR - porque já existia antes da nacionalidade)
















































    Escadaria para a Fonte das Sete Bicas



    O belíssimo Parque das Sete Bicas, hoje transformado em arraial.




    E agora outro romeiro disposto a falar... bem,... este já vem a falar sozinho... e até está já um pouco animado...ui...cambaleou...

    O senhor , quer esclarecer-nos o que o preocupa? ou prefere dar-nos uma ideia geral desta magnífica festa e falar-nos destas águas milagrosas?



    Sim...sim...claro,...claro que me preocupa...


    /



    Minha Nossa Senhora da Hora,
    É provocação isto agora,
    É mesmo coisa sem nexo,
    Irem beber à Vossa fonte,
    Para arranjarem casamento,
    Pessoas do mesmo sexo.

    As águas de Vossa fonte,
    São casamenteiras eu sei,
    Mas agora que foi aprovada lei,
    Para casamento entre Gay,
    As águas vão ser concorridas,
    Lá na fonte das 7 bicas.

    Depois, aos nove meses, a passar,
    Irão pedir-Te para dar,
    Minha Nossa Senhora da Hora,
    Para dares uma boa hora,
    Nossa! P´ra dar á luz um elefante,
    Fruto daquela união degradante.


    tenho,,,ui (soluços),,,dito...mas...ui... vou dizer mais uma coisa (está a custar-me a falar por causa desta coisa...a...língua dobra) ; é que eu sei mais versos, aí vai...uf...estes malditos soluços:


    Nas Caldas do Monfortinho,
    Também há lá um bom vinho,
    Do purinho, Alentejano,
    Que nos dá altivez todo o ano.


    AHHHHH, querem mais...ide ler onde eu vou... é ali no....



























    majosilveiro



2 comentários:

  1. Até parece que participei desta festa durante toda a semana.
    Incrível o seu trabalho. Magnífica a sua Igreja com detalhes preciosos na decoração. Parabéns e um abraço
    Anita

    ResponderEliminar
  2. Não participou, de facto, nesta festa nem um só dia, mas, prometa-me que no próximo ano vem participar; está bem assim? Sentir-me – ia melhor comigo mesmo, já que, a grande falta foi minha em não a ter convidado para as festas da minha terra. Obrigado pelo comentário e pela sua assiduidade. Abraço

    ResponderEliminar